ava 1 de jovens e adultos
Alternativas:
a) Educação Informal, componente essencial da Educação Básica,
b) Educação Não-Formal, auxilia na formação passiva do cidadão,
c) Educação Formal, que possibilita aprendizagem sobre os conteúdos historicamente sistematizados,
d) Educação Social, segue rigorosamente a ordem hierárquica e autoritária da educação supletiva,
2) Ao tratar sobre a Educação que se realiza no espaço escolar, considere a alternativa que não apresenta, característica da educação formal:
Alternativas:
a)
Possibilidade de ensino e aprendizagem de conteúdos historicamente sistematizados, seguindo determinada ordem sequencial,
b)
Conteúdo normatizado por Lei (Base comum nacional e parte diversificada – LDB 9394/96),
c)
Componente da Educação Básica que apresenta como intuito, auxiliar na formação do indivíduo como cidadão passivo, favorecendo-lhe assim; o desenvolvimento de certas habilidades e competências ligadas a resignação no trabalho.
d)
Apresenta atributos que caracterizam um trabalho pedagógico-didático, além da existência de regras e padrões comportamentais definidos previamente, acaba por obedecer uma determinada estrutura, organização, bem como um planejamento intencional.
3) A partir da década de 1950, Freire contribuiu com o marco teórico na Educação de Adultos. Instigou um repensar sobre a EJA que unia pela primeira vez a especificidade da Educação, relacionando-a com: a quem educar, para que e como educar, seguindo o princípio de que a educação era:
Alternativas:
a)
Agrupamento de pessoas, seguindo apenas