tecido nervoso
O tecido nervoso tem origem ectodérmica, nele a substância intercelular praticamente não existe. Os principais componentes celulares são os neurônios e as células da glia.
As células da glia ou neuroglia são vários tipos celulares relacionados com a sustentação e a nutrição dos neurônios, com a produção de mielina e com a fagocitose.
Os neurônios, ou células nervosas, têm a propriedade de receber e transmitir estímulos nervosos, permitindo ao organismo responder a alteração do meio. Os neurônios são alongados, podendo atingir, em alguns casos, cerca de 1 metro de comprimento, como nos neurônios que se estendem desde nossas costas até o pé. São células formadas por um corpo celular ou pericário, de onde partem dois tipos de prolongamento: dendritos e axônio.
Os dentritos são prolongamentos ramificados da célula especializados em receber estímulos, que também podem ser recebidos pelo corpo celular. O impulso nervoso é sempre transmitido no sentidodendrito – corpo – axônio.
1.1Neurônios Bipolares
Ocorrem por exemplo, na retina, na mucosa olfatoria e nos gângleos da coclea e do vestebulo na orelha. Eles apresentam dois prolongamentos, um dendrito e um axônio.
1.2 Neurônio Pseudounipolares
Apresentam próximo ao corpo celular, prolongamentos únicos, mas este logo se divide em dois, derigindo-se um ramos para a periferia e outro para osistema nervoso central.
As arborizações terminais do ramo periderico recebem estimulos, funcionando como dentritos, e este estimulo, não passando pelo corpo celular, transmite para o oxônio, que se dirige para o SNC.
1.3Neurônio Multipolares
Que apresentam