Tecido Nervoso
O tecido nervoso é o responsável pela troca de informações rápidas nos animais. É um tecido bastante importante, pois sem ele não seria possível comandar as diversas partes do organismo de forma rápida e eficiente. Esse tecido é composto por neurônios, células especializadas. Essas células constituem a unidade funcional básica do tecido nervoso e transmitem os impulsos nervosos.
Os neurônios se dividem em três partes distintas:
Corpo celular: é a parte onde fica o núcleo e diversas organelas, como mitocôndrias, que irão produzir algumas substâncias importantes e energia para o funcionamento correto da célula.
Dentritos: são várias pequenas ramificações que saem do corpo celular, e funcionam como “antenas”, para captar sinais elétricos e retransmiti-los através do axônio.
Axônio: é uma grande extensão do corpo celular, que se conecta à outros neurônios ou à células de outros tecidos, como músculos, glândulas, etc.
Diferença entre neurônio, neurofibra e nervo:
Neurônio é a célula nervosa, estrutura básica do cérebro e do sistema nervoso.
Neurofibra é a fibra nervosa, prolongamento de um neurônio.
um
extenso
Nervo é o conjunto de neurofibras envolvidas por um tecido conjuntivo, onde situam-se os vasos sanguíneos. Quando o neurônio não está conduzindo o impulso nervoso, ele apresenta maior quantidade de sódio do lado externo da membrana celular e potássio do seu lado interno.
Há, no organismo, uma infinidade de conexões entre os neurônios, que garantem a passagem do impulso nervoso de uma célula para a outra. A região de interligação das ramificações terminais (axônio) de dois neurônios é a sinapse. Estas células podem ser tanto outros neurônios como células sensoriais, musculares ou glandulares. Quando os impulsos nervosos atingem as extremidades do axônio da célula pré-sináptica, ocorre liberação, nos espaços sinápticos, de substâncias químicas denominadas