Tecido Muscular
Tecido muscular
Os tecidos musculares têm a capacidade de contrair e alongar, chamados de fibras musculares sendo três tipos de tecidos.
1 - O tecido muscular liso apresenta uma contração lenta e involuntária, ou seja, não depende da vontade do indivíduo. Forma a musculatura dos órgãos internos, exemplos: bexiga, estômago, intestino e vasos sanguíneos.
2 - O tecido muscular estriado esquelético apresenta uma contração rápida e voluntária. Está ligado aos ossos e atua na movimentação do corpo.
3 - O tecido músculo estriado cardíaco, como o próprio nome sugere, são encontradas apenas no coração. Assim como o músculo esquelético, o cardíaco possui células longas, cilíndricas e estriadas, porém são ramificadas, estas ramificações unem uma célula à outra através de uma estrutura permeável ao impulso elétrico chamado disco intercalar. Com estas ramificações a contração do músculo cardíaco é uniforme, essencial para o bom funcionamento do coração, a contração deste músculo é rápida, forte e involuntária, ou seja, independe da nossa vontade. Portanto, é também contínua, já que uma contração desencadeia outra, e assim sucessivamente.
Sistema Nervoso
O sistema nervoso é formado por vários órgãos, que em conjuntos realizam as funções de:
- Adaptar o organismo ás condições externas (meio ambiente)
- Ajustar o organismo ás condições internas (homeostase)
- Integrar, controlar e coordenar os demais sistemas corpóreos.
- Elaborar funções psíquicas superiores.
O Sistema Nervoso está dividido em duas partes fundamentais: sistema nervoso central e sistema nervoso periférico.
Sistema Nervoso Central
Constituído pelo encéfalo e pela medula espinhal, ambos envolvidos e protegidos por três membranas denominadas meninges.
Encéfalo
O encéfalo que pesa aproximadamente 1,5 quilos está localizado na caixa craniana e apresenta três órgãos principais:
Cérebro: órgão mais importante