Tecido Epitelial
Ele serve para cobrir o organismo, fazer o revestimento das partes internas e externas do corpo. Eles são divididos em dois epitélios: Epitélio de Revestimento e tecido epitelial glandular.
Epitélio de Revestimento: O epitélio de revestimento funciona como uma membrana isolante que reveste todas as superfícies internas e externas do organismo. As células que compõem a pele são bastante grudadas umas às outras, através de estruturas chamadas desmossomos. Não existem artérias ou capilares sanguíneos nesse epitélio, a oxigenação das células ocorre por difusão com células do tecido conjuntivo.
Os epitélios podem ser classificados em várias maneiras: Uniestratificado e estratificado, quanto o número de camadas de células que compõem o tecido, quanto às formas são divididas em Pavimentoso, Cúbico e Prismático.
Tecido Epitelial Glandular: As células glandulares são dividas em dois tipos: exócrinas e endócrinas. A diferença entre as duas é que a exócrinas libera sua secreção diretamente no meio externo e a outra joga nas secreções na corrente sanguínea.
Exócrinas: Elas são formadas por invaginações na camada de células do epitélio de revestimento. Elas se afastam, formando um canal, onde liberam suas substâncias. Em torno dessas Glândulas passam capilares sanguíneos, que transportam a matéria prima da secreção.
Endócrinas: Elas são formadas por células do epitélio de revestimento que se aprofundam e se separam no tecido conjuntivo, perdendo contato com o meio externo. Em volta da Glândula estão diversos capilares, que fornecerão matéria prima para a formação da secreção e recolherão essa secreção, levando ela ao seu destino.
A classificação das glândulas quanto à secreção: Merócrinas, Apócrinas e Holócrinas.
Tecido Conjuntivo: Ele é chamado por tecido conjuntivo ou tecido conectivo, ele é responsável por unir, ligas, nutrir, proteger e sustentar os outros tecidos. Suas células são diversificadas e estão espalhadas por uma matriz extracelular composta