Relatório - Placa mãe
Antes da placa mãe: Os primeiros computadores não possuíam uma placa mãe, toda parte física ficava organizada dentro de salas enormes, os componentes do computador eram disposto em blocos separados. Além do mais a utilização do computador neste período voltava-se para o uso militar, Esses computadores eram exclusividades de apenas alguns países .
No ano de 1982, surge a primeira placa mãe em um computador da empresa IBM. Ela é um componente de hardware que liga todas as outras peças, fazendo a comunicação entre elas. O design das placas mãe continua basicamente o mesmo das primeiras, até os dias atuais. A placa da IBM assim como as sucessoras tem portas e slots para vários tipos de Hardwares, que são ligados nela para que a comunicação entre os componentes seja possível. HD, Memória, processador, Leitores Ópticos, Fontes, placas de vídeo, tudo é conectado à placa Mãe. Um pouco sobrea interação da placa mãe com cada item conectado:
Processador: A placa mãe transmite os “pedidos” de dados para a memória RAM e para o HD, e transfere estes dados para o processador.
O processador fica encaixado no soquete devendo observar que uma placa-mãe não aceita qualquer tipo de processador, pois é desenvolvida para modelos específicos. Cada tipo de processador tem características que o diferenciam de outros modelos, a quantidade de pinos, por exemplo, ou o barramento da ponte norte. Assim sendo, a placa-mãe deve ser desenvolvida para aceitar determinados processadores.
A frequência é um dos itens que determinam a velocidade de processamento, entretanto a quantidade de memória cache e o seu barramento é fundamental para a agilidade do processador.
Placa de vídeo: A placa mãe envia as informações e dados do Processador e HD para a placa de vídeo, e a placa de vídeo envia estes para o monitor.
Memória RAM: Memória volátil de acesso aleatório (do inglês Random Access Memory) sempre precisa de dados do HD, estes dados passam pela placa mãe para chegarem á memória. é um