Tecido epitelial
ECTODERMA: epitélio de revestimento externo, como a pele, boca, fossas nasais e ânus.
ENDODERMA: epitélio de revestimento do tubo digestivo, árvore respiratória, fígado e pâncreas.
MESODERMA: endotélio (vasos sanguíneos e linfáticos) e mesotélio (revestimento de serosas). b) Descreva as principais funções e características biológicas do tecido epitelial.
Funções:
Com ampla distribuição orgânica, os epitélios revestem as superfícies livres do corpo tanto externa quanto internamente, com exceção das superfícies articulares. Assim, tudo que entra ou sai do organismo, atravessa necessariamente um segmento epitelial. É também o tecido responsável pela produção, armazenamento e secreção das mais variadas substâncias, através de unidades secretoras.
Desta maneira, as principais funções dos epitélios são: proteção, através do revestimento de superfícies externas e internas, bem como dos orifícios do corpo; absorção e secreção de substâncias dentro e fora dos lumes e cavidades; percepção de estímulos através do neuroepitélio olfatório e gustativo e contração, exercida pelas células mioepiteliais.
Características:
As células epiteliais possuem peculiaridades que devem ser ressaltadas para uma melhor compreensão de sua estrutura e função. Destaca-se principalmente: ampla variedade morfológica; diversas modificações da superfície apical que aperfeiçoam seu desempenho em determinadas áreas do corpo; estruturas especializadas que as mantêm intensamente coesas entre si e também ao tecido conjuntivo subjacente, permitindo a entrada de nutrientes e oxigênio, uma vez que os epitélios não são vascularizados.
c) Procure explicar o mecanismo de formação dos carcinomas.
O