Tecido Epitelial relacionado à Estética
Funções no organismo: proteção do corpo (pele), absorção de substâncias úteis (epitélio do intestino) e percepção de sensações (pele), dependendo do órgão aonde se localizam. Os tecidos epiteliais ou epitélios têm células perfeitamente justapostas, unidas por pequena quantidade de material cimentante, com pouquíssimo espaço intercelular. Os epitélios não são vascularizados e não sangram quando feridos. A nutrição das células se faz por difusão a partir dos capilares existentes em outro tecido, o conjuntivo, adjacente ao epitélio a ele ligado. Os epitélios podem ser classificados quanto ao número de células:
-Simples- uma só camada de células
-Estratificados- mais de uma camada de células
-Pseudoestratificados- uma única camada celular têm células de diferentes alturas, o que dá a impressão de serem estratificados. Quanto à forma das células, os epitélios podem ser classificados em: Pavimentosos, cúbicos, prismáticos. Os tecidos epiteliais, também chamados epitélios, são classificados em dois tipos principais: epitélios de revestimento e epitélios glandulares.
Pele: Órgão de contato
Nos vertebrados, a pele é importante órgão de contato com o meio. A pele, órgão responsável pelas sensações táteis, apresenta diferentes tipos de “sensores”, que registram e informam ao ser vivo variações de temperatura (calor ou frio) e pressão (toques, choques, pancadas). A pele é, ainda, importante órgão de defesa contra diversos tipos de agentes infecciosos. Considerando o corpo inteiro, a pele de uma pessoa chega a pesar 5 Kg e tem uma área total de 18 m2. É, portanto o maior órgão do nosso corpo.
A histologia da pele Nos mamíferos, a pele é órgão composto por três camadas: epiderme (um tecido epitelial pluriestratificado), derme (uma camada formada por tecido conjuntivo denso), e hipoderme (camada de