TECIDO CONJUNTIVO
01- Quais são as principais características dos Tecidos Conjuntivos?
Se apresentam amplamente distribuídos pelo corpo humano, unem e sustentam outros tecidos, dão suporte e sustentam todos os tecidos epiteliais, formam a derme da Pele. Também são quase sempre vascularizados, garantindo a nutrição e a oxigenação das células conjuntivas e epiteliais, apenas o tecido conjuntivo cartilaginoso não é vascularizado.
02- Como podemos classificar os Tecidos Conjuntivos?
É possível classificar os tecidos conjuntivos como: Conjuntivos propriamente ditos, incluindo tecido conjuntivo frouxo e denso, e Conjuntivos especiais, incluindo tecido adiposo, ósseo, cartilaginoso e hematopoiético. 03- O que é substância intercelular amorfa?
Constituída principalmente por água, polissacarídeos e proteínas. Às vezes, como nos tecidos ósseos, essa substância intercelular é sólida, com uma rigidez considerável; em outras, como no plasma sangüíneo, ela é encontrada líqüida.
04- Caracterize os seguintes tipos celulares:
a. FIBROBLASTOS - São as células em maior quantidade nos tecidos conjuntivos,Têm forma estrelada e núcleo grande, ainda possui retículo endoplasmático rugoso e complexo de golgi bem desenvolvidos.
São responsáveis pela produção das fibras protéicas e da substância amorfa que compõem a matriz extracelular, quando adultos, adquirem forma ovalada e passam a se chamar fibrócitos.
b. MACRÓFAGOS - São células grandes de forma amebóide originadas pela diferenciação de um tipo de glóbulo branco do sangue (o monócito). Elas Fagocitam ou Pinocitam restos de células mortas ou agentes infecciosos que penetraram no corpo.
c. MASTÓCITOS - São células globosas, com núcleo central esférico e citoplasma repleto de grânulos, acumulam Heparina que possui propriedades anticoagulantes e Histamina, resultante da modificação do aminoácido histidina, principal agente ativo dos processos alérgicos e inflamatórios.
d. PLASMÓCITOS - São Células