Tecido conjuntivo
FUNDAÇÃO UNIRG
TRABALHO DE HISTOLOGIA I
TECIDO CONJUNTIVO
1º PERÍODO
GURUPI-TO
02 DE MARÇO DE 2013
1- ONDE SÃO ECONTRADOS OS COLÁGENOS DO TIPO I, II E III, IV E V?
DISCORRA SOBRE OS PRINCIPAIS DISTÚRBIOS CLÍNICOS RESULTANTES DE DEFEITO NA SÍNTESE DO COLÁGENO.
Colágeno Tipo I: é o tipo encontrado mais comum, geralmente são encontrados em locais que resistem grandes tensões como, por exemplo, nos tendões, derme da pele, nos ossos e até mesmo na córnea. Este tipo forma fibras e feixes de colágeno.
Colágeno Tipo II: esse tipo de colágeno é encontrado em locais que resiste a grandes pressões, cartilagem elástica e hialina, discos vertebrais e nos olhos. Sua síntese ocorre no condroblasto. Morfologicamente não é possui distinguir do colágeno Tipo I.
Colágeno Tipo III: Abundando no tecido conjuntivo frouxo, é encontrado na artéria aorta do coração, nos pulmões, nos músculos dos intestinos, fígado, no útero. Constitui as fibras reticulares. Colágeno Tipo IV: Está presente nas lâminas basais e no tecido epitelial (não faz parte do tecido conjuntivo) e é sintetizado pelas células do último.
Colágeno Tipo V: Associa-se ao colágeno do tipo I para formar as fibrilas. Sintetizado pelos fibroblastos.
OS PRINCIPAIS DISTÚRBIOS CLÍNICOS RESULTANTES DE DEFEITO NA SÍNTESE DO COLÁGENO SÃO: Síndrome de Ehlers-Danlos IV: defeito na transcrição e tradução do colágeno tipo III que causa ruptura da aorta e do intestino.
Síndrome de Ehlers –Danlos VI: falha na hidroxilação da lisina que leva a uma eslaticidade aumentada da pele e a ruptura do globo ocular.
Síndrome de Ehlers-Danlos VII: queda da atividade da peptidase do procolágeno, promovendo o aumento da flexibilidade das articulações, resultando em luxações freqüentes.
Escorbuto: deficiência de vitamina C que causa ulcerações na gengiva e hemorragias. Osteogenesis imperfecta: alteração de um nucleotídeo nos genes para o colágeno do tipo , conduzindo a fraturas espontâneas