tecido conjuntivo
Esse tecido forma o arcabouço que sustenta as partes moles do corpo, apoiando e ligando os outros tipos de tecido. Caracterizam-se pela grande quantidade de material intracelular e pelo distanciamento das suas células e fibras.
São encontradas abaixo do epitélio e tem a função de sustentar e nutrir tecidos não vascularizados. Pode ser denso ou frouxo.
As fibras colágenas são grossas, flexíveis e resistentes; são formadas por uma proteína denominada colágeno.
As fibras elásticas, são mais finas que as colágenas, têm grande elasticidade e são formadas por uma proteína denominada elastina.
. Células do Tecido Conjuntivo
- Fibroblastos: responsáveis pela produção das fibras protéicas e da substância amorfa, que ocupam o interstício dos tecidos conjuntivos. Nos indivíduos adultos, os fibroblastos dividem-se pouco, exceto em casos de lesão do tecido conjuntivo, quando entram em mitose e participam da reparação dessa lesão. E TEM função de produzir material intracelular
- Macrófagos: células grandes, ricas em lisossomos e com grande capacidade de realizar fagocitose. Participam do combate aos agentes infecciosos e da remoção de restos de tecidos lesados.
- Mastócitos: células grandes e globosas, com núcleo grande e central, e citoplasma repleto de grânulos que contêm histamina, substância responsável pelas manifestações alérgicas, e heparina, de ação anticoagulante.
- Plasmócitos: células de aspecto ovóide. Apresentam ergastoplasma desenvolvido, o que se associa com sua principal função: a produção de anticorpos.
- Adipócitos: células cujo citoplasma é quase totalmente ocupado por gotículas de gordura. E TEM A função DE reservaR gorduras
FUNÇÕES:
Funções do Tecido Conjuntivo
O tecido conjuntivo relaciona-se principalmente com as seguintes funções:
- Sustentação e preenchimento: eles constituem as cápsulas de revestimento externo de muitos órgãos, como o fígado e os rins. Formam também as tramas internas que sustentam as células