Tec segurança do trabalho
Higiene Ocupacional
Resumo Módulo 1 – Noções Básicas de Higiene Ocupacional
Noções de Higiene do Ocupacional
Higiene Ocupacional é um conjunto de medidas preventivas multidisciplinares relacionadas ao ambiente de trabalho , visando a redução de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.
Os agentes ambientais que a higiene ocupacional tradicionalmente considera são os chamados agentes físicos, químicos e biológicos.
Visitas preliminares, entrevistas com trabalhadores. Estratégia;
Metodologia;
Amostragem;
Análise;
Interpretação.
Controle
Estudo do processo, ambiente e funções; Avaliação
Reconhecimento
Processo da Higiene Ocupacional
Fonte;
Percurso;
Trabalhador.
Noções de Higiene do Ocupacional
Processo da Higiene Ocupacional
Reconhecimento:
nesta etapa caracterizamos (descobrimos) a qual agente de risco o trabalhador esta exposto. E se percebermos que a condição ou exposição estão acima dos limites de tolerância
(visivelmente), devemos avançar para o controle dos agentes.
Avaliação: nesta etapa precisamos planejar detalhadamente os passos do monitoramento ( o que, quando, onde, quem e como); pois um erro influenciará totalmente o estabelecimento dos tipos e a existência ou não das medidas de controle. Avaliações Quantitativas: monitoramentos realizados a fim de comparar as condições atuais do ambiente com parâmetros pré-estabelecidos;
Avaliações Qualitativas: avaliações ou inspeções realizadas nos ambientes de trabalho que não buscam comparar as condições atuais com parâmetros pré-estabelecidos. Alguns exemplos: mapeamento de risco, relatórios, análises, julgamento profissional, e outros.
Noções de Higiene do Ocupacional
Processo da Higiene Ocupacional
Medida de Controle: nesta etapa após termos reconhecido e avaliado os agentes de risco presentes no ambiente de trabalho, analisaremos as medidas de controle a serem implementadas.