Tec. medio
Um sistema informático/computador é basicamente um conjunto de dispositivos mecânicos e electrónicos, capazes de processar informações de forma automática. Os dados ou informação começam por ser introduzidos através de um ou mais dispositivos de entrada ( input ) para a unidade de processamento central (processador) ou para uma unidade de memória; Após determinadas operações de processamento, os resultados serão e enviados para dispositivos de saída ( output ).
2. Sistemas Informáticos/Computador
Podemos dizer que os sistemas Informáticos são todos os que efectuam o tratamento dos dados recorrendo a processos racionais e automáticos. Como por exemplo os computadores pessoais, os computadores de bordo de um avião.
São costituídos por duas partes bem distintas: Hardware e o Software.
3.1. Hardware: são todos os dispositivos físicos (electrónicos, mecânicos e electromecânicos). É usual fazer-se a distinção entre o computador (inclui a unidade central de processamento (CPU), a placa mãe, entre outras) e os periféricos (ou dispositivos de entrada/ saída (E/S), que podem ligar-se a um computador para entrada/ saída de dados, exemplos: teclado, rato, monitor e impressora).
3.2. Software: são os programas (instruções que são capazes de fazer o hardware funcionar) utilizados no computador. Subdivide-se nas categorias de Software de Sistema (é a primeira camada, torna o hardware num sistema com o qual o utilizador pode trabalhar e fazer funcionar os seus programas) e Software de Aplicação (engloba todo os tipos de programas que o utilizador pode usar para a realização de tarefas específicas).
O modelo de um sistema informático, tal como hoje o conhecemos, foi definido pelo cientista Jonh Von Neumann1.
CPU Memórias Unidade de Saída Unidade de Entrada
3.3. Unidade de Entrada: Unidade que traduz