tec eletronica
“Medidas Lineares de Precisão”
(1º EXPERIÊNCIA)
Disciplina: Física I
SUMÁRIO
OBJETIVO 3
MATERIAL UTILIZADO 4
INTRODUÇÃO 5
EXPERIÊNCIA 8
CONCLUSÃO 11
BIBLIOGRAFIA 11
ANEXO A 12
OBJETIVO Esta experiência tem como objetivo obter medidas precisas de objetos com a utilização de um paquímetro e com as medidas calcular o volume dos mesmos.
MATERIAL UTILIZADO
• Paquímetro
• Cilindro de INOX
• Esfera de VIDRO
INTRODUÇÃO
Paquímetro
O paquímetro é um instrumento usado para medir com precisão as dimensões de pequenos objetos. Trata-se de uma régua graduada, com encosto fixo, sobre a qual desliza um cursor. O paquímetro possui dois bicos de medição, sendo um ligado à escala e o outro ao cursor.
O paquímetro possui normalmente uma graduação em centímetros e outra em polegadas para que possamos realizar as medições. O cursor móvel tem uma escala de medição que se denomina nônio ou vernier. A escala é chamada de nônio ou vernier em homenagem aos seus criadores: o português Pedro Nunes e o francês Pierre Vernier. O vernier (nônio) possui uma escala com n divisões para X mm da escala fixa.
Cilindro
Em matemática, um cilindro é o objeto tridimensional gerado pela superfície de revolução de um retângulo em torno de um de seus lados. De maneira mais prática, o cilindro é um corpo alongado e de aspecto roliço, com o mesmo diâmetro ao longo de todo o comprimento.
Há também a possibilidade do cilindro circular ser chamado de cilindro equilátero. Tal denominação ocorre quando a sua altura, também chamada de geratriz, equivale ao diâmetro da base.
Área e volume Se o cilindro tem um raio r e uma altura h concluímos que
O Seu volume é: A área da sua base