tec de segurança
Na aquisição de máquinas e equipamentos, deve-se exigir que possuam os dispositivos de proteção necessários.
No desenvolvimento desse trabalho, iniciaremos com uma avaliação dos riscos principais e um estudo dos movimentos e operações básicas, que permitirão estipular as medidas preventivas. Posteriormente, teceremos considerações sobre os locais de trabalho onde estão instaladas as máquinas e equipamentos.
Grande parte deste capítulo será dedicada a medidas preventivas, em especial à proteção, manutenção e operação de máquinas e equipamentos. 11.2 – Relação dos Riscos Os riscos mais comuns no trabalho com máquinas e equipamentos são:
partes móveis, transmissão de força e ponto de operação; falhas mecânicas; falhas elétricas; respingos de material quente ou corrosivo; estilhaços metálicos na operação de máquinas; outros risco, ligados à instalação de máquinas ou equipamentos, pisos, iluminação, etc. O fator pessoal de insegurança também deve ser levado em consideração. Trabalho do Grupo de Segurança Industrial do Instituto Brasileiro de Petróleo IBP – de São Paulo, cujo texto foi elaborado pelo Engenheiro Luiz Aurélio Alonso – FUNDACENTRO
11.3 – Medidas de Prevenção
11.3.1 – Considerações sobre as condições físicas
Instalação de máquinas e equipamentos devem ser instalados de modo a permitir a movimentação segura do empregado, o fácil manuseio dos produtos e o livre acesso para reparos e limpezas; os dispositivos de parada e partida devem ficar próximos ao operador; as máquinas e equipamentos devem ser instalados de acordo com suas dimensões.
Pisos na seleção do piso, devem ser levadas em consideração a finalidade de uso e