teatro
Tem como objetivo a democratização do teatro, aproximando essa arte das classes mais desfavoracidas e transformar a realidade atravez do diálogo.
Sua origem remete ao Brasil das decadas de 60 e 70. Apesar de ter origem brasileira esse termo foi citado textualmente pela primeira vez na obra Teatro do Oprimido e Outras Poétivas Políticas.
O Teatro do Oprimido cria condições práticas para que o oprimido se aproprie dos meios de produzir teatro e assim amplie suas possibilidades de expressões.
O Teatro do Oprimido tel algumas ramificações, são elas:
Teatro Jornal
O Teatro-Jornal foi uma resposta estética à censura imposta, no Brasil, no início dos anos 70. Nesta técnica, encena-se o que se perdeu nas entrelinhas das notícias censuradas, criando imagens que revelam silêncios.
Ainda hoje é usada para explicitar as manipulações utilizadas pelos meios de comunicação.
Teatro Imagem
O teatro imagem baseia-se nas linguagens não –verbais. Esta técnica teatral transforma questões, problemas e sentimentos em imagens concretas. A partir da leitura da linguagem corporal, busca-se a compreensão dos fatos representados na imagem, que é real enquanto imagem.
Foi desenvolvida inicialmente para trabalhar com povos indigenas de diferentes etnias no Chile.
Teatro Invisível É o teatro realizado no local onde a situação encenada deveria acontecer, deve ser como a de uma cena normal, reunindo os principais elementos: atores interpretando personagens com caracterizações, idéia central; deve haver um roteiro pré-estabelecido, apresentando princípio, meio e fim e que deve ser ensaiado,porem o publico não sabe que aquilo é uma encenação.
Teatro-Forum
Há uma interação direta sobre a situação colocada na cena,o povo pode ocupar o lugar do protagonista ,podendo interferir na história ajudandoa resolver os problemas em questão na peça. As