Teatro
Depende. Há quem ache, há quem tenha a certeza, e há quem queira que o teatro sirva para pensar, para educar, para mudar o mundo, para entretenimento tanto dos que o fazem como dos que o vêem, mas também há quem queira entreter-se á custa do teatro e fazer sofrer os espectadores. Como já disse, depende de cada um, há variadíssimos motivos. No teatro há de tudo, é daquelas coisas que só servem é para a barafunda. Uma coisa é certa, para emprego não serve.
Quais são, no seu entender, as diferenças entre as plataformas usadas pelo actor: palco, o cinema, a televisão e net?
No meu entender, não são nenhumas, o actor têm de trabalhar de maneira igual nas quatro plataformas, continua a ter espectadores em todas elas. Penso que só existe uma excepção quando se trata de trabalhar em palco, porque na apresentação do espectáculo, o actor no caso de um engano, que não seja corrigível automaticamente com, por exemplo, a improvisação não há retorno possível ou correcção. Isto também se aplica à televisão em directo, mas há muito pouco trabalho de actor neste contexto.
Como definiria a profissão de actor?
Uma profissão onde se procura em nós, nos outros e mais difícil, no que não existe. Mas procura-se o quê? Ninguém sabe. Só o actor. Que é ninguém porque nessa procura o actor têm de deixar de ser alguém para ser outrem. E o actor quando realmente encontra esse outrem passa a ser outro alguém que não o primeiro. Que bonito aglomerado de palavras, agora a questão é: quem é que consegue fazer isto?
Quais as características que julga necessárias a um actor?
Observador. Ter talento. Saber trabalhar com os outros e para os outros. Possivelmente são mais mas não as sei.
O que diferencia um bom actor de um mau actor?
Penso que principalmente um actor para ser bom, e o que o diferencia de um mau, é como disse na resposta anterior: saber trabalhar com os outros e para os outros.
Que regras julga invioláveis no espaço de trabalho de actor?