teatro
CENTRO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
FICHAMENTO DO TEXTO: Ações Afirmativas e Combate ao Racismo nas Américas: Para Além das Cotas III
Mirinzal/MA
2014
ANDREIA BATISTA VIEIRA
DALTON REIS REGES
DILCE MARIA GOULART RIBEIRO
ENISE DE JESUS MACHADO FONTES
MARIMILCE MOTA RIBEIRO
FICHAMENTO DO TEXTO: Ações Afirmativas e Combate ao Racismo nas Américas: Para Além das Cotas III
Fichamento apresentado à Disciplina História do Brasil Contemporâneo, do Programa Darcy Ribeiro-PDR, da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, como requisito para obtenção de crédito e nota. Prof.ª Orientadora: Fatima Silva.
Mirinzal/MA 2014
Educação e Políticas Públicas Afirmativas: elementos da agenda do Ministério da Educação: autores: Ricardo Henriques e Eliane Cavalleiro
Na última década, o debate sobre a dinâmica das relações raciais na sociedade brasileira e as ações afirmativas tem ampliado o seu espaço na esfera pública. A vasta evidência empírica dos indicadores sociais brasileiros explicita a não-realização da igualdade entre os grupos raciais. A dinâmica brasileira das relações raciais materializa, em toda a sociedade, uma lógica de segregação amparada em preconceitos e estereótipos raciais disseminados e fortalecidos pelas mais diversas instituições sociais. (p. 209)
Esse quadro vai além da violação individual. As desigualdades raciais podem ser facilmente percebidas nos indicadores sociais referentes aos mais variados vetores. As mudanças sociais assistidas no Brasil no decorrer do século XX não correspondem à trajetória da população negra nesse mesmo período.
Os indicadores educacionais, em particular, expõem com nitidez a intensidade e o caráter estrutural do padrão de discriminação