Teatro
DEPARTAMENTO DE ARTE
CURSO DE LICENCIATURA EM TEATRO
PRFº. DR. TÁCITO FREIRE BORRALHO
RAYSSA CARVALHO PIRES
2011049175
PESQUISA DE CAMPO-CENOGRAFIA
TEATRO ARTHUR AZEVEDO
HISTÓRICO
1815 – Fundação do TAA se deu pela a iniciativa de dois riquissimos comerciantes desejosos de assistirem espetáculos de arte dramática e música lírica de qualidade e em condições adequadas a exemplo do que assistiam em Lisboa, Eleutério Lopes da Silva e Estevão Gonçalves Braga, decidiram edificar um grande teatro do mesmo porte das casas de óperas da Europa e trazer de lá e do sul do Brasil as grandes companhias. No entanto uma disputa entre o sagrado e profano da época fez com que a fachada do então Teatro União fosse construída de frente para à rua do sol, perdendo a ventilação natural de São Luís.
1816 - Já se mostrava todo o molde e bom gosto, possuindo caractéristicas do período neoclássico.
1º de junho de 1817 – Inauguração do Teatro União, nome este por causa da inclusão do Brasil ao Reino Unido de Portugal, na época os 800 lugares representam 5% da quarta maior cidade do Brasil, a ilha São Luís.
1848 - Apos a vinda de grande companhias Européias, o seu declínio foi muito rápido.
1852 - Teatro São Luíz passa a ser seu novo nome, no entanto paralisou suas funções sociais e volta a funcionar em 1854.
26 de Abril de 1854 – Primeiro Baile de Màscaras.
21 de junho de 1854 - No Camarin nº 01, Uma Atriz Portuguesa entrou em trabalho de parto em pleno Teatro, nascia então umas das grandes atrizes do Teatro brasileiro Apolônia Pinto, que aos dozes anos já era considera a menina prodígio pois já encantava plateias coma sua atuação. (Com pouco mais de 65 anos, ela é esquecida no retiro dos artistas e morre em novembro de 1937 com 83 anos atualmente o camarim nº 01 é um camarim museu, com os restos mortais e um busto como