Teatro Til
DICIPLINA: LINGUA PORTUGUESA/LITERATURA
Aluno: Bruno de Oliveira Leão nº 06 Victória Silva de Souza nº31 Vyctória Gonçalves A. Santos nº33 Atividade Cultural: Visita à peça de teatro “Til”
1. Introdução
Este trabalho tem como objetivo abordar a história da peça de teatro “Til”, escrita por José de Alencar, que foi um romance escrito em 1872 e acabaram a adaptando para os palcos. A história se passa no interior de São Paulo, em meados do século XIX, tendo como personagem principal a Berta, também apelidada de Til, morava com a mãe adotiva. Era uma jovem garota de alma bondosa, heroína romântica que se preocupava com quem amava se sacrificando em prol de todos e cativando as pessoas por onde passasse.
2. Resumo
O romance se passa em uma fazenda do interior paulista do século XIX, no qual segredos antigos, desencontros amorosos e renúncias fazem parte da trama, que acontece na cidade de Campinas, interior de São Paulo. Berta e Miguel cujo são irmãos de criação passeavam pelo campo próximo a uma fazenda, para se encontrarem com Afonso e Linda cujo são irmãos. Deparam com Jão Fera, um rapaz mal-encarado, e fazia com que ninguém gostasse de sua presença, segundo Miguel a presença de João Fera era sinal de desgraça. Então Berta pede para João Fera ir embora. Continuam o passeio com Afonso e linda, filhos de Luís Galvão, dono da fazenda. Durante esse encontro, Miguel demostra ter ciúme de Berta, porque Afonso demonstrava interesse por ela. E que Linda se interessava por Miguel. Logo depois o narrador diz sobre a Fazenda e fala de um escravo chamado Monjolo, que se encontrava com o um cavaleiro para dar um recado a outro escravo chamado Faustino, tratava-se de uma emboscada para matar Luís Galvão. Monjolo e Faustino, escravos estavam a serviço de um cara chamado Barroso. A seguir