como fazer resenha
Definição:
Gênero discursivo que combina a apresentação das características essenciais de uma dada obra (filme, livro, peça de teatro, cd, exposição...) com comentários e avaliações críticas sobre sua qualidade. Apresenta um posicionamento favorável ou não sobre o objeto resnhado.
Mecanismo:
A resenha faz uso de juízo de valor: conceito filosófico e refere-se a um julgamento que expressa uma apreciação, uma avaliação ou uma interpretação sobre a realidade. Diferentemente do juízo de fato que relatam como as coisas são e por que são.
Exemplo: Está chovendo – juízo de fato, constatação de fato. A chuva é triste – juízo de valor, interpretação de um fato.
Contexto de circulação:
Revistas, jornais, sites diversos...
Estrutura:
Primeira Linha – centralizada
Título
Segunda Linha – centralizada
Olho – enunciado breve, abaixo do título que sintetiza, resume ou destaca sua principal visão sobre o objeto resenhado. Apresenta adjetivos que marcam seu posicionamento. Nele precisa colocar o que é o objeto a ser resenhado.
Primeiro parágrafo
Introdução que apresenta o contexto no qual a obra resenhada se insere. Exemplo: Til é um livro romântico cansativo de representação regionalista do interior...
Há ainda as informações básicas – autor, editora, número de páginas, preço, edição...
Resumo breve com juízos de valores – adjetivos e os porquês deles.
Segundo parágrafo
Expansão do contexto – reato mais específicos do objeto resenhado.
Exemplo: falar da escrita, dos personagens, de outras obras do autor, prêmios, comparações com outras obras do próprio autor ou de outros autores que trabalhem o tema ou o gênero...
Juízos de valores para a argumentação.
Terceiro Parágrafo
Análise do livro – mais juízos de valores .
Conclusão – indicação ou não do livro e direcionamento ao público alvo.
Exemplo: Til torna-se leitura fundamental aos vestibulandos, todavia de maneira obrigatória uma vez que não