Seca no Nordeste
Segundos relatos que encontramos, a seca é uma constante preocupação o Norte Brasileiro. Isso gera muitas perdas, tanto em dinheiro, quanto em perdas familiares. A seca no Nordeste é provocada pela falta de chuva, resultando a pobreza e a fome. O sertão nordestino é onde se encontra menor índice de chuva. No sul do Sertão ocorrem raramente chuvas entre outubro e março. As outras áreas do Sertão tem a chuva provocada pelos ventos alísios vindos do hemisfério norte. A longa estiagem provoca muitos prejuízos aos agricultores, como perda de plantações e animais, a falta de produtividade causada pela seca provocando a fome.
Em 2011 a seca foi grande, tanto que o exército brasileiro realizou a distribuição de água ao afetados da seca. O processo é realizado há anos, pra ser mais exato, desde 2006. O exército utiliza caminhões pipa para isso, ocorrendo em mais de 600 cidades.
Já em 2012 o Nordeste tem a pior seca dos últimos 30 anos, desimano quase por completo a Pecuária e Agricultura familiar. A terra sem verde, os rios sem água e os animais magros ou mortos pelos pastos do sertão. Em algumas regiões do semiárido nordestino não caiu nenhuma gota d'água em 2012.
Nos dias de hoje a seca ainda é muito grande, tanto que os estudiosos dizem que é uma continuação de 2012. Foram investidos mais de 5 bilhões no primeiro trimestre. Especialistas dizem que é a pior dos últimos 50 anos e afeta mais de 22 milhões de brasileiros.
Na nossa opinião, a seca não vai mudar, ouvimos dizer que o governo iria implantar tubulações que levassem água para os nordestinos, mas não vemos nenhuma solução imediata, o Brasil devia investir mais, isso é o resultado da ignorância do ser humano com a natureza, sempre pensando em sí, nunca dando prioridade para as coisas que podem nos prejudicar futuramente. Infelizmente o povo brasileiro não muda!
Bibliografia