Teatro Grego
Curso de design, cerâmica e escultura história da cultura e das artes
10ºE
o teatro grego
realizado por: marisa alves docente: inês nunes
Índice
Intrudução 3
História do Teatro 4
Géneros dramáticos 4
Tragédia 4
Comédia 5
Outros géneros teatrais 6
O teatro em quanto edifício 6
Conclusão 8
Bibliografia 9
introdução No âmbito da disciplina de História da Cultura e das Artes foi me proposto sobre o teatro grego.
Através do tema o teatro grego explorei mais os seguinte subtemas: a história do teatro; os géneros dramáticos; o teatro grego enquanto edifício. O presente trabalho foi realizado através da pesquisa na internet, possui todos os sites na bibliografia.
História do Teatro
O teatro surgiu no séc. VI a.C., na Grécia Antiga, através das procissões realizadas em honra do Deus Dionísio, conhecidas como “Ditirambos”. O Deus Dionísio segundo os antigos gregos era o Deus do vinho, do teatro e da fertilidade. Essas procissões que eram realizadas, foram evoluindo ficando cada vez mais elaboradas, surgindo assim os organizadores das procissões, denominados por “diretores de coros”. Durante essas procissões cantava-se, dançava-se, reunindo-se muitas vezes mais de vinte mil pessoas.
O primeiro diretor de coro foi Tespis, convidado para organizar a procissão de Atenas. Tespis durante uma das procissões decide colocar uma máscara humana ornada com cachos de uvas, interpretando o papel de Dionísio contando a história de Dionísio, com a ajuda do “Coro” que era composto por narradores da história, que através de representação, canções e danças, relatavam as histórias do personagem.
“Ele arriscou transformar o sagrado em profano, a verdade em faz-de-conta, o ritual em teatro, pela primeira vez, diante de outros, mostrou que poderíamos representar o outro. Este acontecimento é o marco inicial da ação dramática.”
Professor Lindomar
No teatro grego só os homens podiam participar, pois em Atenas as mulheres não eram