Teatro Função Social
ARTES
Componentes:
Clara Emanuelly
Erick Mateus
Luiz Renato
Leticia Dayanne
Maria Adna
Serie: 3º
Turma: F
Turno: Vespertino
Teatro função social
“A única coisa que tira o ser humano da massificação é a arte”
Acreditamos que anterior à questão ou a definição sobre qual é a função social do teatro é preciso primeiramente apontar, identificar os problemas sociais. A arte por si só tem sua função (responsabilidade) para com a sociedade, e cabe a ela (arte) apontar os vários caminhos para efetivar esse encontro.
Brecht, Boal, Paulo Freire, Escola de Frankfurt (em especial W. Benjamin) foram destaques nas discussões que se seguiram quando surgiu a já “sambada” – porém, sempre pertinente – dicotomia teatro comercial vs. teatro engajado. Nota-se que o teatro comercial também tem a sua função para com o seu público, ou melhor dizendo, também tem o seu discurso tomado de ideologia implícita (e às vezes explícitas) para com os seus consumidores de entretenimento.
Em toda manifestação artística existe a chamada função social. Destacamos que é preciso, por parte dos artífices do teatro, manter um OLHAR CRÍTICO sobre sua realidade em contraposição ao status quo, pois o pensamento gera ação.
O teatro é uma ação política – logo isso significa dizer que toda ação em teatro implica numa reação (à) política.
Busca-se uma mudança social através da visão artística dos fazedores-de-teatro. Vale pontuar que essa mudança é processual, e dependente de diversos fatores externos e internos.
Devemos nos perguntar: qual público queremos atingir com nossas ações estéticas, éticas e políticas?
É preciso estar indignado para se fazer teatro e estar amparado, conscientemente, da provocação que queremos lançar.
Foi dito que o teatro é o Oasis, porém, divergências nos impossibilitam de fecharmos respostas para perguntas como: o que seria, de fato, esse Oasis? Ou, onde está esse Oasis?
Pontuamos em nossa discussão que