teatro forum
Erika Silva de Sá- GRADUANDA EM ENFERMAGEM
TEATRO DO OPRIMIDO
O teatro do oprimido é na verdade uma metodologia, que foi criada por Augusto Boal em 1960. Tem como base o uso do teatro, que serve como ferramenta de trabalho social, ético, político etc. O modelo de fazer tetro utilizado no (TO) não fundamenta suas bases no teatro dos palcos, no teatro como profissão, mas sim no teatro como forma de libertação, como forma de reinvindicação. Mostra a cada um, através de suas vertentes, que fazer teatro é diferente de ser teatro, o fazer teatro é visto como profissão e o ser teatro é o que somos, essa é a principal ideia defendida por Augusto Boal. O Teatro do Oprimido é rico em técnicas, e cada uma dela foi criada por Augusto Boal. Essas técnicas não surgiram por acaso, foram criadas de acordo com cada momento em que Boal estava passando, onde surgia a necessidade de se fazer um novo modelo de teatro que se adequasse a cada situação, como exemplo o "teatro jornal", que ele criou na época da ditadura militar, o "teatro fórum" que surgiu quando ele se candidatou a vereador, o "teatro legislativo" surgiu quando Boal já estava na câmara dos vereadores como atuante , entre outros teatros que ele criou. Augusto Boal teve muitas dificuldades para implantar o Centro do Teatro do Oprimido no Brasil, por defender sua ideia chegou a ser exilado em 1971. Porém conseguiu implantar o primeiro Centro de Teatro na França. Boal foi dramaturgo, diretor e ensaísta, tornou-se referência no teatro brasileiro e defendia acima de tudo a pessoa oprimida.
CENTRO DE TEATRO DO OPRIMIDO
Boal criou o centro do Teatro do Oprimido para difundir o Teatro do Oprimido no Brasil. Hoje, no CTO-Rio, desenvolve-se projetos com ONGs, sindicatos, universidades e prefeituras.
O Centro de Teatro do Oprimido (CTO-Rio) é um centro de pesquisa e difusão, que desenvolve metodologia específica do Teatro