teate
1- buscar grupos artísticos nas cidades
2- no twitter procure e use hashtags
3- procure perfis que sejam do interesse
4- peça ajuda para sua rede de contatos
5- pense na forma de formular suas frases para os motores de buscas: procure pensar em como você pode dizer o que pretende de uma maneira mais fácil de ser encontrada por meio de um site de buscas
6- use a facilidade de buscas de informações em redes sociais digitais para localizar as fontes tradicionais
7- ao fazer comentários na rede de pessoa que detenha a informação do seu interesse, fomente a interatividade, comente algo que a faça continuar a conversa, para que você consiga obter a informação buscada.
8 - se houver a chance, faça questionários, entrevistas ou conferências ao vivo, com as ferramentas das redes sociais. Sempre que possível, cave a oportunidade de obter a informação desejada.
9 - cuidado: ao usar a rede social, tenha cuidado com aquilo que fala e divulga, pois, como pesquisador, você terá que dar crédito pelo que fala, provando.
10 - dê retorno a todas as pessoas que entrarem em contato via rede social. A desatenção fará você perder a fonte.
11 - trabalhe de forma colaborativa: localize outras pessoas ou grupos que tem o mesmo interesse informativo que você, mantenha contato, troque fontes e aumente seus contatos.
12 - se não encontrar um post, chat, ou tópico sobre o que te interessa, a saída é criar um. À partir dele inicie debates e certamente atrairá pessoas com a informação que precisa
13 - mantenha o foco e siga firme na sua pesquisa em tópicos específicos. Não caia no risco de afogar-se no mar de informações.
Link para o livro Verfication Handbook: http://verificationhandbook.com/. Acesso em 15 maio, 2014.