TDE Fe Trans 2014 2 Sem 2 Bim
405 palavras
2 páginas
TRABALHO DISCENTE EFETIVO – TDEFENÔMENOS DE TRANSPORTE – 2º Bimestre
– Prazo para entrega: 28 Set 2014
– Trabalho individual, identificar apropriadamente
– Deve ser entregue manuscrito
1) A temperatura no interior de um forno (paredes, grades e ar) atinge temperaturas altas o bastante para assar carne. Você pode posicionar sua mão dentro de um forno já aquecido, por um breve momento, sem sofrer queimaduras. No entanto, se você tocar a parede interna, mesmo que por brevíssimo instante, irá se ferir. Explique detalhadamente porque isso acontece (afirmações vagas ou genéricas não contarão pontos). (0,3)
2) No caminho para o trabalho, em um dia que será quente, você escuta no rádio que a temperatura variará entre 20°C e 38°C. Transforme esses valores em graus Fahrenheit. (0,2)
3) À temperatura de 20°C, um pote de pyrex apresenta raio externo de 4 cm. Sua tampa, de alumínio, apresenta raio interno também igual a 4 cm. Se a tampa for aquecida até 60°C, qual será o valor da folga entre tampa e pote? (0,3)
4) Você está estudando uma barra de um tipo desconhecido minério. Inicialmente, você determina que a barra pesa 30 N. A seguir, você transfere 2,0x104 J de calor para a barra, e observa um aumento de temperatura igual a 25°C. A partir desses dados, calcule o calor específico do minério em estudo. (0,3)
5) Determine a quantidade total de calor que você teria que utilizar para transformar 20 g de água congelada a -15°C em água vaporizada a 110°C. (0,3)
6) O projeto de uma barreira térmica prevê uma chapa de compensado com 2,5 cm de espessura colada a uma placa de poliestireno com 3,2 cm de espessura. Os valores de condutividade térmica são k = 0,090 W/m.K para o compensado e k = 0,009 W/m.K para o poliestireno. As temperaturas são T = -12°C no lado do compensado e T = 20°C no lado do poliestireno.
Calcule: (0,3)
a) a temperatura na superfície de união entre o compensado e o poliestireno, e
b) a taxa de transferência de calor por m2 através da barreira.
7) Dentro de um