Tdah
Este trabalho com o tema: O Transtorno de Déficit de Atenção/hiperatividade, que passaremos a chamar apenas pela sigla TDAH, elaborado pelo grupo (abordado no início do trabalho), busca várias referências para entendermos melhor o processo, suas causas e consequências. O trabalho orienta-se pelos conceitos de TDHA, seus principais sintomas e principais características. Verificamos em estudos científicos possíveis motivos para O Transtorno do Déficit de Atenção/hiperatividade, como e porque ocorrem, quais os possíveis fatores que podem levar o indivíduo a ter o transtorno. O que pode estar por trás das possíveis causas. O que os autores abordam sobre os fatores genéticos, pré-disposição e outras abordagens. Como objetivo geral propiciar conhecimento acerca dos aspectos do transtorno do déficit de atenção nos processos psicológicos e neuropsicológicos em diferentes contextos. Como objetivo Específico promover reflexões de ordem científica favoráveis à construção do conhecimento. Investigar o processo do transtorno de Déficit de atenção através da pesquisa bibliográfica para atender nossa necessidade de conhecimento e para apresentação do trabalho.
2. CARACTERÍSTICAS
Conforme Rohde (1999) é um problema de saúde mental que tem três características básicas: a desatenção, a agitação (ou hiperatividade) e a impulsividade.
O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é uma síndrome caracterizada por desatenção, hiperatividade e impulsividade causando prejuízos a si mesmo e aos outros em pelo menos 2 contextos diferentes (geralmente em casa e na escola/trabalho).
O essencial é o reconhecimento da doença e a busca de soluções. Atualmente muitas pesquisas estão sendo elaboradas visando uma melhoria de vida para os portadores de TDAH e a tendência é cada vez mais se avançar nesta área, ultrapassando barreiras, tornando a vida dessas pessoas e familiares mais agradáveis.
Goldstein (1994), afirma