Tdah
BREVE HISTÓRICO
A atividade motora ou verbal varia de uma pessoa para outra se levando em conta principalmente as características da personalidade das mesmas, de qualquer forma, a maioria das pessoas é capaz de controlá-la, regulá-la e adaptá-la de acordo com a situação. Porém, quando falamos de hiperatividade falamos de uma quantidade excessiva de atividade motora ou verbal tendo como parâmetro a idade e situação a qual a pessoa se encontra. Ou ainda um excesso de atividade em situações onde é esperada uma inibição motora. Podemos classificar a atividade em baixa quando há pouca frequência na execução de comportamentos, emissão de opiniões, porém sem dificuldades para adaptá-las as situações; normal quando os comportamentos e opiniões são emitidos de forma adaptada as situações; e alta quando há frequência excessiva ao executar comportamentos, emitir opiniões ou alcançar objetivos, porém sem dificuldades para se adaptar as situações.
No entanto nenhum desses três níveis pode ser considerado hiperatividade, pois um ser é hiperativo quando o mesmo tem frequência excessiva na hora de executar comportamento e/ou emitir opiniões, apresenta também dificuldades para adaptar-se as diferentes situações ou ainda a atividade excessiva não é dirigida a um determinado objetivo.
DEFINIÇÃO
É um transtorno de desenvolvimento do autocontrole que consiste em problemas com relação à atenção, ao controle do impulso e ao nível de atividade.
CARACTERÍSTICA
A principal característica é a dificuldade em manter o foco da atenção e/ou manter-se quieta, estes sintomas podem se manifestar de diversas formas:
As crianças com TDAH, em especial os meninos, são agitadas ou inquietas, frequentemente ganham apelidos e ficam estigmatizados.
Na idade pré-escolar, estas crianças mostram-se agitadas, movendo-se incessantemente, mexendo em vários objetos.
Mexem pés e mãos, não param quietas na cadeira.
Falam muito e constantemente, frequentemente pedem para sair de sala ou da