TDAH
A CRIANÇA COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE
CASCAVEL
2013
Eleni dos Santos Cardoso
A CRIANÇA COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE
Monografia apresentada ao Curso de Educação Especial, do ESAP – Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação e UNIVALE – Faculdades Integradas do Vale do Ivaí, como requisito parcial para obtenção do título de Esecialista.
Orientadora: Sandra Machado
CASCAVEL
2013
CAPÍTULO I
1 CONCEITO DE TDAH
Atualmente vê-se muitas crianças sendo diagnosticadas ou taxadas como hiperativas, ao mesmo tempo, existem muitas concepções errôneas, pois sendo o transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade caracterizado por desatenção, impulsividade e hiperatividade, comportamento este, comum em crianças em fase de desenvolvimento, tornam-se comuns as dúvidas e as formas de lidar com tais comportamentos tão presentes em sala de aula. Por isso, percebe-se como é essencial que o professor e a família, conheçam causas, características e tratamentos existentes para o TDAH, diminuindo assim, o risco deste transtorno prejudicar o desenvolvimento da criança na esfera escolar, familiar e em tantas outras questões que venha a influenciar.
O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), é definido como um transtorno neurobiológico que acontece em crianças, adolescentes e adultos. É reconhecido pela Organização Mundial de Saúde e registrado oficialmente pela Associação Americana de Psiquiatria no manual chamado de Diagnostic and Statistic Manual (DSM).
“(...) um transtorno mental válido, encontrado universalmente em vários países e que pode ser diferenciado, em seus principais sintomas, da ausência de deficiência e de outros transtornos psiquiátricos”. (Barkley, 2008,p.123)
O TDAH é uma síndrome psiquiátrica de alta prevalência em crianças em