TDAH E O SOM DO CORAÇÃO
Ao analisar o filme "O Som do Coração" identificamos facilmente que o personagem principal, Evan Taylor, sofre de transtorno do déficit de atenção com hiperatividade, ao que tudo indica herdado da mãe, Lyla Navacek, que também demonstra traços de TDAH. O menino também herda um grande talento para a música embora nunca tenha estudado sobre o assunto tendo como objetivo principal a realização do seu sonho de se tornar músico.
Evan apresenta dificuldades de sociabilização, parecendo muitas vezes desconectado da realidade, como na cena em que ele é quase atropelado por vivenciar os sons da rua como se fossem uma melodia esquecendo completamente do Assistente Social que o acompanhava. Outro momento em que a falta de atenção é exposta é om momento em que o garoto está esbarrando nas pessoas da rua sem notá-las, como se estivesse cego para elas.
Podemos ainda correlacionar o desenvolvimento da atenção do personagem, involuntária e voluntária.
Acompanhamos Evan ainda bebê sem coordenação motora tentando interagir com a musica da maternidade de forma involuntária. Em outros momentos do filme vemos que o som da música serve para amenizar sua dificuldade de atenção, como quando ele alterna o foco ao ouvir o menino tocando e cantando no meio da rua, na cena em que ele ensina seus alunos e toca ao mesmo tempo.
O desejo de produção musical ainda permite ao garoto entender o a relação da música contida nas partituras e o manuseamento do piano com apenas uma explicação da garota que ele conhece, permitindo que Evan toque perfeitamente sem nunca ter feito isso antes.