TD DE POL TICA DE SA DE
Disciplina: Política da Saúde
Turma: 358.7 - VII Semestre - Noite
Aluna: Francisca M. A.
Resenha
Filme: História da Saúde Pública no Brasil: Um Século de Luta Pelo Direito a Saúde.
Juazeiro do Norte – CE
2015
O documentário conta a história das políticas de saúde em nosso país. Faz um relato desde 1930 até 2006 e podemos perceber que o Brasil evoluiu bastante nas questões política de direitos humanos. No principio o que se sabe é que apenas os ricos tinham direito a saúde, pois pagavam suas consultas, e os pobres como não tinham dinheiro recorriam a outros métodos como benzedeiras, parteiras e remédios fitoterápicos.
Quando Getúlio Vargas toma o poder em 1930 é criado o Ministério da Educação e Saúde e as caixas são substituídas pelos Institutos de Aposentadorias e Pensões (IAPs), estes são dirigidos por entidades sindicais e não mais por empresas como as antigas caixas.
Em 1960, ocorreu à unificação dos IAPs em um regime único para todos os trabalhadores regidos pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), o que excluía trabalhadores rurais, empregados domésticos e funcionários públicos. Aconteceram em 1967 pelas mãos dos militares a unificação de IAPs e a consequente criação do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS). Surgiu então uma demanda muito maior que a oferta. A solução encontrada pelo governo foi pagar a rede privada pelos serviços prestados à população. A estrutura foi se modificando e criou-se o Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (Inamps) em 1978, que ajudou nesse trabalho nos repasses para iniciativa privada.
Em1986 é realizada a 8ª Conferência Nacional de Saúde, o que se tornou um marco na história do país. Foi aberta em 17 de março por José Sarney, o primeiro presidente civil após a ditadura, e foi a primeira conferência a ser aberta à sociedade, também, foi importante na propagação do movimento da Reforma Sanitária. A 8ª Conferência Nacional de Saúde lutava pela criação de