C LCULO DE REAS E VOLUMES DE CORTE E DE ATERRO
CÁLCULO DE ÁREAS E VOLUMES DE CORTE E DE ATERRO:
Londrina/PR
2014
CÁLCULO DE ÁREAS E VOLUMES DE CORTE E DE ATERRO
Trabalho bimestral apresentado à disciplina ENGC1010 – Topografia e Geoprocessamento do Curso Engenharia Civil do Centro Universitário Filadélfia de Londrina.
Professor:
Londrina/PR
2014
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO 6
2. OBJETIVO 7
3. MEMORIAL DE CÁLCULO 7
3.1. Cálculo da área do terreno 7
3.2. Cálculo para a obtenção das curvas de nível 10
3.3. Cálculo da altura média pelo método dos pesos 17
3.4. Determinação da curva de passagem 18
3.5. Cálculo da altura média pelo método dos volumes 19
3.6. Cálculo de volumes de corte e aterro 20
3.7. Cálculo do custo de transporte de terra 25
4. MEMORIAL DESCRITIVO 25
6. CONCLUSÃO 27
REFERÊNCIAS 28
1.INTRODUÇÃO
O serviço de terraplanagem tem como finalidade a configuração do relevo terrestre para a implementação de obras de engenharia, tais como rodovias, ferrovias, aeroportos, pátios industriais, edificações, barragens, açudes, canais de navegação, canais de irrigação e plataformas diversas. Segundo Borges (1977), para o conhecimento do terreno, podemos utilizar o levantamento planimétrico, no qual se medem as distancias e ângulos de um plano horizontal, tendo como representação a planta, e o levantamento altimétrico, que mede as distâncias e os ângulos em um plano vertical, que tem como representação uma vista lateral, perfil, corte ou elevação com exceção das curvas de nível. Deve-se conhecer também a composição do solo para que se conheça os cuidados especiais relativos ao tipo de solo do terreno em questão. A terraplanagem pode ser executada após o conhecimento do modelo original do terreno.
Conforme o mesmo autor, o método de levantamento mais adequado para obtenção das curvas de nível da área estudada é a quadriculação. As curvas de nível são pontos ligados por linhas, de mesma altitude, na superfície de um