Tcscscsc

5277 palavras 22 páginas
1-Introdução

Observando-se que em um elevado número de peças automobilísticas, antes feitas em aço, estão sendo confeccionadas em materiais termoplásticos e que a intenção atual do mercado é promover cada vez mais esse tipo de substituição, este projeto tem como objetivo fazer um estudo de como seria a confecção da peça automobilística, protetor de Carter, feita por material termoplástico através do processo de injeção, com a intenção de reduzir custos e tornar a peça mais leve e com possibilidade de reciclagem.
Nos automóveis, o Carter é um recipiente metálico que protege e assegura a lubrificação de certos mecanismos. O protetor de Carter é a peça metálica que tem a função de proteger esse recipiente.
Analisando as solicitações químicas e mecânicas da peça, foi comprovada, com base em pesquisas, discussões entre os integrantes do grupo e com os docentes, que o polímero ideal para a injeção da peça é a Poliamida 6.6, devido a suas boas propriedades mecânicas e químicas. Os processos utilizados, bem como todas as demais estapas desse projeto, estarão descritas e detalhadas nos capítulos desse trabalho.

2-O Protetor de Carter

2.1- O Protetor de Carter e sua atual posição no mercado automobilístico

O protetor de Carter é uma chapa metálica que fica embaixo do motor. Sua função é proteger o Carter (depósito de óleo) de pancadas provocadas por pedras e buracos.
Os carros mais modernos possuem cárteres de alumínio q ue é um material mais leve, porem mais frágil. Ao sofrer um impacto, a tendência é que ele rache ou simplesmente quebre. Nesse caso, todo o óleo escorrerá e o motor pode fugir, podendo causar alem dos danos no carro uma possível contaminação do solo caso o óleo vaze sobre o mesmo.
Nos carros mais antigos, a peça é feita de aço, em uma batida ele apenas amassa. Dependendo da deformação, o pescador de óleo pode ser danificado prejudicando o motor.
[pic]
Figura 01 – protetor de Carter feito em aço.
Fonte:

Relacionados