Tcr - tratamento e controle de resíduos
TRATAMENTO E CONTROLE DE RESÍDUOS SÓLIDOS
DETERMINAÇÃO DA DQO PELO MÉTODO DE REFLUXO FECHADO COLORIMÉTRICO
Manaus
2011
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS
TRATAMENTO E CONTROLE DE RESÍDUOS SÓLIDOS
DETERMINAÇÃO DA DQO PELO MÉTODO DE REFLUXO FECHADO COLORIMÉTRICO
Relatório apresentado ao IFAM como requisito para obtenção da nota parcial da disciplina de Tratamento e Controle de Resíduos.
Manaus
2011
INTRODUÇÃO
A Demanda Química de Oxigênio é um parâmetro que se relaciona à quantidade de oxigênio consumido por materiais e substâncias orgânicas e minerais, que se oxidam em condições definidas. No caso da água, ele estima o potencial poluidor (potencial consumidor de oxigênio) de efluentes domésticos e industriais, além de seus impactos sobre ecossistemas aquáticos. O oxigênio, que seria o oxidante natural, é substituído por outras substâncias químicas oxidantes, que têm correlacionados seus potenciais redutores com a demanda de oxigênio que seria necessária.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O Método Colorimétrico
O método de DQO se baseia na oxidação de redutores pela adição de dicromato, Cr2O72-, em excesso. Esta reação ocorre a quente, em meio de ácido sulfúrico, catalisado por íons prata e na presença de mercúrio (este tem função complexante e elimina cloretos).
Reação da DQO:
2 KC8H5O4 + 10 K2Cr2O7 + 41 H2SO4 ⟶ 16 CO2 + 46 H2O + 10 Cr2(SO4)3 + 11 K2SO4
Por convenção, a quantidade de cromo-III que se forma é equivalente a quantidade de dicromato reduzido, ou seja: é a quantidade equivalente à demanda química de oxigênio. Poderia se utilizar a técnica de titulometria do excesso de dicromato, porém por mais praticidade e precisão é utilizada a técnica colorimétrica, onde são medidas as absorbâncias das soluções do cátion. A região do espectro eletromagnético onde o cromo-III apresenta maior absorção, sem que haja interferência do dicromato residual, é no