Sujeito e predicado
Sujeito
Definição 1. É o termo da oração sobre o qual se diz alguma coisa. 2. Sobre quem ou o que se declara alguma coisa. Exemplos Maria fez bolo de laranja. Estragaram o plano suas mentiras. Caíram meteoritos sobre a Terra.
(Maria é o sujeito da oração, pois é a respeito dela que se diz algo.) (Sujeito: suas mentiras, ordem indireta) (Sujeito: meteoritos, o que caíram? meteoritos)
Como descobrir o sujeito. Para acharmos o sujeito devemos olhar para o verbo da oração e fazer a pergunta: Quem? (Pessoa) – Ex.: O Bernardo nasceu! (Quem nasceu? = Sujeito: O Bernardo) O que? (Coisa) – Ex.: Bastam dois quilos de carne. (O que bastam? Sujeito: dois quilos de carne) Núcleo do Sujeito O núcleo do sujeito é a palavra principal, que encerra a essência de sua significação. Exemplos Esta hipótese atrapalha a investigação. (Sujeito: Esta hipótese – Núcleo: hipótese) Construíram neste bairro um novo edifício. (Sujeito: um novo edifício – Núcleo: edifício) Tipos de Sujeito o Sujeito Simples Possui apenas um núcleo. o Sujeito Composto É aquele que tem mais de um núcleo. o Sujeito Oculto ou Desinencial ou Elíptico É aquele não expresso e que pode ser determinado pela desinência verbal ou pelo contexto. o Sujeito Indeterminado É aquele que existe, mas não podemos ou não queremos identifica-lo com precisão. Ocorre em 2 casos: Quando o verbo está na 3a pessoa do plural, sem referência a nenhum substantivo anteriormente expresso; Com verbo: intransitivo (VI), transitivo indireto (VTI) ou de ligação (VL) acompanhados da partícula -SE chamada de índice de indeterminação do sujeito (IIS); o Oração sem sujeito São orações cujos verbos são impessoais, com sujeito inexistente. Ocorre em: Com verbos que se referem a fenômenos meteorológicos; Com o verbo HAVER no sentido de existir ou a