Tcp reno
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
(Campus ARA)
Redes de Computadores I
ARA7126-03652 (20122)
Prof. Ricardo Moraes
Priscila Monteiro Dos santos (11204218)
Isabel Cristina Nesi (11203439 )
TCP RENO
Em gerenciamento de redes, um dos grandes problemas enfrentados são os colapsos de congestionamento. Este fenômeno causa o aumento de tempo de entrega dos pacotes, diminuição em sua vazão e desperdício de recursos, visto que neste caso o pacote deve ser retransmitido, sendo necessária a realocação de recursos.
O TCP (Transmission Control Protocol), afetado por este fenômeno, é o protocolo da camada de transporte do modelo de camadas TCP/IP (Internet Protocol) da Internet para transferência de dados orientados a conexão. Segundo estimativas, ele é responsável pelo controle de 80% dos fluxos fim-a-fim, pelo transporte de 90% dos pacotes e 95% dos bytes das redes de computadores atuais.
O protocolo TCP é um dos pilares da Internet criado nos anos 80, oferecendo um serviço confiável de entrega de pacotes de dados. Com o passar do tempo, a Internet cresceu em tamanho e capacidade de fluxo, obrigando o protocolo TCP a amadurecer com esse crescimento. Esse amadurecimento aconteceu sobre a forma de melhorias sugeridas pelos cientistas que denominamos versões. As versões do protocolo TCP possuem melhorias, proporcionando comportamentos diferentes no tratamento dos congestionamentos e perdas de pacotes que ocorrem na Internet.
Este trabalho estrutura-se da seguinte forma: esta parte introdutória, logo depois apresentando sobre TCP e definição de congestionamento seus retardos e controle e a base desse trabalho foi a utilização da variação RENO, já que é a mais utilizada atualmente, que serviu para o desenvolvimento das demais variantes do TCP que iramos comparam no decorrer.
Protocolo TCP:
A confiabilidade do protocolo TCP estrutura-se na confirmação positiva de
Recebimento. Quando o transmissor envia um pacote de