Redes
Exercícios propostos
DIRLEI PEREIRA NUNES
Turma: CC4/5P51
ICEC – Instituto Cuiabá de Ensino e Cultura
Cuiabá MT
dirleipereira@hotmail.com
1º) - A diferenças e semelhanças entre os algoritmos TCP Reno e TCP Tahoe, entendendo como eles atuam com a relação à emissão de ACKs e recuperação de falhas.
O protocolo TCP Reno começou a operar em 01 de Janeiro de 1983. Desde sua concepção, houveram expressivos avanços nas tecnologias de transmissão de dados, como a introdução de enlaces ópticos e de satélites, 'que permitem altas taxas de transmissão. O TCP Reno continua sendo o protocolo padrão na Internet. Entretanto existem inúmeras dificuldades na sua operação, que causam baixo desempenho em redes com produto banda-atraso elevado, devido ao mecanismo de atualização do tamanho da janela de congestionamento. Para superar suas deficiências, vários protocolos variantes do TCP Reno têm sido propostos com o objetivo de melhorar a utilização de recursos em redes de alta velocidade, e por esta razão são denominados "Protocolos para Redes de Alta Velocidade" . Para que as proposições de variantes do TCP levem a protocolos que operem eficientemente em redes com alto valor do produto banda-atraso, é necessário que se avalie quais variações da dinâmica do crescimento da janela de transmissão são efetivas. Nesta dissertação avalia-se um conjunto de protocolos variantes do TCP para redes de alta velocidade através de simulações. Diversas propriedades importantes para protocolos do tipo TCP são investigadas. variações é o TCP-Tahoe e o TCP-Reno, conforme pode ser visto na Tabela 1.
O TCP-Tahoe tem uma funcionalidade adicional em relação ao TCP que é o fast retransmite, ou seja, a não confirmação de um pacote por um ACK não acarreta na imediata inicialização de um temporizador, portanto há uma espera de ACKs duplicados (A finalidade deste ACK duplicado é indicar ao emissor que um segmento foi recebido fora de ordem e qual o número de