Tcp - ip
A internet é conhecida como uma rede comutada por pacotes. Isto significa que quando você envia informações pela internet, os dados são particionados em pequenos pacotes. Cada pacote é enviado independentemente um do outro por meio de uma série de comutadores chamados de roteadores. Depois que todos os pacotes chegam na extremidade receptora, são remontados em seu formato original unificado. Dois protocolos têm a tarefa de particionar os dados em pacotes, encaminhá-los através da internet e depois recombiná-los na outra extremidade.
O Internet Protocol (IP) que cuida do roteamento dos dados e o Transmission Control Protocol (TCP) que trata da partição dos dados em pacotes e de remontagem dos pacotes na extremidade receptora.
O TCP realiza a tarefa de coletar os dados e particioná-los em pacotes. Para cada pacote é fornecido um cabeçalho que contém diversas informações, como em que ordem os pacotes devem ser montados com outros pacotes relacionados. A medida que o TCP cria cada pacote, também calcula e adiciona ao cabeçalho um checksum.
Cada pacote é colocado em “envelopes” de IP separados. Esses envelopes contêm informações de endereçamento que informam à internet para onde enviar os dados. Todos os envelopes têm as mesmas informações de endereçamento para que todos possam ser enviados ao mesmo local para serem remontados.
A medida que os pacotes são enviados pela internet, roteadores ao longo do caminho examinam os envelopes IP e verificam seus endereços. Esses roteadores determinam o caminho mais eficiente para enviar cada pacote para o roteador mais próximo do destino final. Com a carga de tráfego na internet está constantemente mudando, os pacotes podem ser enviados por rotas diferentes e chegam fora de ordem.
Quando os pacotes chegam ao seu destino, o TCP calcula uma checksum para cada pacote. Em seguida, compara esse checksum com o que foi enviado no pacote. Se não conferir, o TCP sabe que os dados foram corrompidos