Tcm radioatividade
Este trabalho trata-se sobre a descoberta da radioatividade, a divisão das partículas radioativas, fissão e fusão nuclear, as aplicações nucleares, isótopos, metais pesados, acidentes e perigos nucleares; e sobre o lixo nuclear. Nele iremos ver os processos da descoberta da radioatividade, suas evoluções, a contribuição de Henri Becquerel na radioatividade, seus usos nas diferentes áreas das ciências e novas descobertas. Veremos também, a radiação dos corpos luminescentes, a emissão do raio X e a fluorescência, luzes fluorescentes e luzes fosforescentes. Aprenderemos sobre os radioisótopos, a datação, a detecção e a radioterapia. Neste trabalho visualizaremos também sobre o transporte do lixo nuclear e o descarte correto desses materiais radioativos.
2.Radioatividade e Reações Nucleares
De acordo com Kotz e Purcell (1991, v.2), a era nuclear teve inicio nos últimos anos do século XIX, com a descoberta dos primeiros fenômenos radioativos, e assustou a humanidade com as explosões de duas bombas atômicas (figura 1) sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki em agosto de 1945, já no final da Segunda Guerra Mundial.
[pic]
Figura 1 : Explosão de bomba atômica
Fonte: Google imagens. Mediante o surgimento da radioatividade, começou uma nova fase da compreensão da matéria. O átomo, que até o final do século XIX era considerado indivisível, mostrou-se ser formado por partículas ainda menores. (KOTZ E PURCELL 1991, v. 2) Segundo Kotz e Purcell (1991, v.2), atingiu-se o próprio núcleo dos átomos, conseguido-se transformar um elemento químico em outro (antigo sonho dos alquimistas). As reações nucleares dão origem á forma mais rica de energia que conseguimos obter, possibilitando a construção de usinas elétricas, a propulsão de porta-aviões e submarinos nucleares, etc. (KOTZ E PURCELL 1991, v. 2)