Tcd conhecimento do homem, da natureza e da sociedade
Disciplina: Conhecimento do homem, da natureza e da sociedade
Tema
O homem e seu desenvolvimento
Título
O homem como animal racional
introdução
O pensamento aristotélico define o homem como um animal racional, pois a razão é característica de seus pensamentos que influem em seus atos, entretanto a razão humana não é como uma razão matemática que fala por si só independente de quem a utiliza, a razão humana apesar de ser um elemento independente do sujeito incorpora aspectos do livre arbítrio e da cultura social tornando-se complexa e diversicada.
Objetivo
Há muitos milênios, o homem vem tentando estudar a si mesmo na tentativa de compreender melhor o mundo em que vive. Nesse caminho pela busca do auto- conhecimento, descobriu-se que estudar o ser humano é tão complexo quanto tentar explicar a existência de Deus.
Justificativa
Os estudos evoluíram muito nos últimos séculos e a conclusão foi de que estudar o ser humano isoladamente só complicaria o processo de entendimento e talvez não se chegasse a lugar algum através dessa metodologia. Assim, optou-se por estudar o fenômeno humano como parte de um fenômeno maior que costumamos chamar de natureza.
Desenvolvimento
A razão parte do indivíduo fazendo que o homem não aja guiado apenas pelo seus instintos primitivos que orientam os animais nas suas tarefas elementares, o homem refrea seus instintos pela ação da razão que orienta a existência humana. A racionalidade do homem é demonstrada pela capacidade de julgar os fatos e determinar as nossas ações frente a estes acontecimentos. Nesse contexto podemos dizer que através da razão elaboramos um juízo que atua na nossa conduta social criando a ética que orienta o que é certo ou errado em nossa vida em sociedade. Entretanto sociedade atualmente valoriza comportamentos individualistas que se sobrepõe a ética, hoje é melhor ter do que ser, isto é o sucesso é poder comprar tudo o que quisermos