tccrfdgfsahdfzhjgdsjfjff hhthsa
827 palavras
4 páginas
Testes de AVDS para idosos praticantes de Ginástica localizada e com HidroginásticaIntrodução
Hoje em dia a uma grande discursão sobre a qualidade de vida dos idosos no seu processo de envelhecimento, sabemos que hoje a população idosa esta crescendo de maneira acelerada devendo chegar a aproximadamente 30 milhões de pessoas em 2020, o que corresponderá a 13% dos brasileiros, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE (2008).
O crescimento da população mundial idosa é um fenômeno que vem ocorrendo nas últimas décadas com mais intensidade nos países em desenvolvimento. O Brasil tem aproximadamente 15 milhões de pessoas com 60 anos ou mais (8,6% da população brasileira). Nos próximos 20 anos a população idosa do Brasil poderá ultrapassar os 30 milhões de pessoas e deverá representar quase 13% da população ao final deste período, no mundo, em 2050, um quinto da população será de idosos. (Carvalho Filho 1996).
A atividade de vida diária AVDS, compreende as atividades relacionadas ao cuidado com o corpo das pessoas (vestir-se, fazer higiene, alimentar-se).
Com o envelhecimento o desempenho motor é prejudicado com isso a dificuldade da realização das atividades diárias (AVD), isso não quer dizer que eles se tornem totalmente dependentes, porem aproximadamente 25% dos idosos cheguem ao estado de dependência para realizar tarefas cotidianas (Spirduso, 1995)
A intenção desse artigo e tentar descobrir se a melhor atividade física, e qual a diferença entre elas para a qualidade de vida dos idosos acima de 60 anos ativos, com o teste de AVDS, os testes serão realizados em praticantes de hidroginástica e ginastica localizada,
O idoso praticante de esporte consegue ter uma qualidade de vida melhor, pois o esporte não trabalha apenas a parte física, trabalha também suas emoções, sociabilidade, autoestima, memorização e comunicação.
Alguns anos atrás os idosos eram chamados de velhos, eles só queriam ficar sentado na cadeira de balanço