relatorio de lab. de hidraulica
CENTRO DE TECNOLOGIA – CTEC
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA
ALUNOS: Alcyr Erick Celso Hélio
PROFESSOR: VLADMIR CARAMORI BORGES DE SOUZA
LABORATÓRIO DE HIDRÁULICA
ORIFÍCIOS E BOCAIS
1 – Objetivo
A experiência realizada no laboratório de hidráulica teve como objetivo determinar o coeficiente de contração (Cc), velocidade (Cv) e vazão (CQ), utilizando três orifícios circulares de parede delgada e um bocal cilíndrico externo, em função da carga hidráulica sobre os mesmos.
2 – Equipamentos necessários
Reserva de nível variável;
Piezômetro;
Orifícios e bocais;
Harpa graduada para a localização do jato;
Cronômetro
Paquímetro
3 – Introdução
Orifício é uma abertura de perímetro fechado e de forma geométrica definida, que são feitas abaixo da superfície livre da água em paredes de reservatórios, de pequenos tanques, canais ou canalizações e de onde escoa o fluido contido. Na figura abaixo mostra-se casos de orifícios.
Figura 1 – Orifícios de parede delgada
Os orifícios podem ser classificados quanto à forma (circular, retangular, triangular), às dimensões (pequenos ou grandes) ou à natureza da parede (parede delgada ou espessa). Em relação à última classificação apresentam-se: na parede delgada (Figura 1) o contato líquido/parede é por uma linha (perímetro) e na parede espessa, contato líquido/parede por uma superfície. Neste caso, estuda-se como bocal. Os bocais (Figura 2) são constituídos por peças tubulares adaptadas aos orifícios, ou como no caso citado acima, quando a parede do recipiente é espessa o orifício é considerado um bocal.
Figura 2 – Representação esquemática do bocal
O bocal pode ser externo ou interno de acordo com a posição de um tubo curto colocado em um orifício.
4 – Procedimentos Foram anotadas todas as medidas necessárias, tais como os diâmetros dos 3