TCC2 Revisao FINAL
A usinagem é um processo de fabricação, que a maioria da literatura especializada na área define como a ação de transformar matérias-primas em produtos acabados, seguindo estratégias e processos bem definidos. A importância da fabricação pode ser melhor entendida ao observar que todos os objetos culturais,
têm formas e dimensões diferentes, com raríssimas
exceções. Além disso, todo objeto é feito de um ou mais materiais e é transformado em produto acabado por uma larga variedade de processos.
Os processos de fabricação dentro da área metal-mecânica (Figura 1) estão sub-dividos em várias etapas, desde a matéria-prima até o produto acabado. Estes processos, sem dúvida, têm grande importância econômica e tecnológica na cadeia de produção.
Dentre os processos de fabricação, esse trabalho abordará o processo de furação (usinagem com geometria de ferramenta definida).
Figura 1 – Classificação dos Processos de Fabricação (Fonte: FERRARESI, 2009).
11
A furação é um processo fundamental na fabricação de produtos. É uma operação utilizada pelo homem desde a antiguidade. Praticamente todos os produtos existentes no mercado, há pelo um processo de furação. Um grande exemplo são operações posteriores como rosqueamento realizados com machos. Os aços rápidos têm uma larga faixa de aplicação na área da usinagem.
A explicação da escolha de brocas de aço rápido para esse trabalho foi baseada na viabilidade econômica. Atualmente a maioria das indústrias utilizam esse tipo de ferramental, devido a seu baixo custo de implementação, relacionados com a compra de máquinas mais simples.
Buscando o melhor rendimento (durabilidade x produtividade), o trabalho mostrará as diferenças entre dois tipos brocas fabricadas com o mesmo tipo material, porém, com incorporações tecnológicas diferentes, como a cobertura de Nitreto de Titânio (TiN) na superfície da ferramenta.
A avaliação de desempenho pode ser feita com base na vida das ferramentas e no tipo de rebarbas formadas na