TCC
BACHARELADO EM administração
FERNANDO DA COSTA MARTINS - 793963
MARKETING ESPORTIVO COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO NAS ORGANIZAÇÕES
GUARUJÁ – SP – BRASIL
Novembro / 2013
+\
INTRODUÇÃO
1. TEMA
Marketing Esportivo como diferencial competitivo nas organizações.
2. PROBLEMA
Como aplicar o marketing esportivo de maneira a gerar sucesso na Organização?
3. HIPÓTESE
4. OBJETIVO GERAL
Demonstrar a importância do Marketing esportivo dentro de uma organização.
5. OBJETIVOS ESPECIFICOS
Analisar como o Marketing Esportivo pode fortalecer a marca das empresas brasileiras no mercado;
Identificar as possibilidades do Marketing Esportivo abrir novos mercados e gerar ganhos financeiros.
1 NOÇÕES DE MARKETING
Muitos pensam que o termo Marketing resume-se apenas a propagandas e vendas, é compreensível pois estamos suscetíveis a diversas formas de comerciais. Porém vendas e propaganda são duas funções muito importantes na área de marketing, mas não as fundamentais.
Atualmente o Marketing não pode ser entendido como o simples fato de fazer uma venda, mas sim como a essência de satisfazer as necessidades do cliente.
Armstrong e Kotler (2000, p.7) afirmam que o marketing significa administrar mercados para dar oportunidade a trocas e relacionamentos, com o propósito de criar valor e satisfazer necessidades e desejos. A boa execução de um trabalho de reconhecimento dessas necessidades, facilita o desenvolvimento de um produto muito mais desejados pelos consumidores.
Marketing é a função dentro de uma empresa que identifica as necessidades e os desejos do consumidor, determina quais os mercados-alvos que a organização pode servir melhor e planeja produtos, serviços e programas adequados para servir a esses mercados. Porém o Marketing é muito mais que uma função organizacional isolada – é uma filosofia que orienta toda a organização. (ARMSTRONG; KOTLER; 2000, p.
O Marketing pode ser definido como o processo