TCC
ADMINISTRAÇÃO
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
DIVINÓPOLIS
2013
INTRODUÇÃO
A preocupação com a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) constitui uma realidade empresarial, onde as empresas passaram a perceber a importância de seus funcionários. Segundo Chiavenato (1999), as pessoas passam boa parte de suas vidas trabalhando dentro das organizações. E as organizações, por sua vez, dependem das pessoas para poderem funcionar e alcançar o sucesso. Pode-se dizer que as pessoas constituem o principal ativo das organizações, por isso a necessidade de tornar este ambiente o mais favorável possível para seus colaboradores.
O clima organizacional reflete o modo com que as pessoas interagem uma com as outras, com os clientes, fornecedores, bem como o grau de satisfação com o ambiente em que estão inseridas. De fato, o clima organizacional é o indicador de satisfação ou insatisfação dos colaboradores de determinada empresa. Na verdade, cada organização tem o desempenho que merece, pois é ele que conduz a empresa a atingir seus objetivos e o sucesso no mercado. Entretanto, o principal fator que auxilia no desempenho, é o talento humano.
O fator humano tem sido o responsável pela excelência nas organizações bem sucedidas, por isso tem se dado tanto enfoque em sua importância na era da informação. Era esta em que constantes mudanças afetam o clima organizacional e consecutivamente a QVT. Mais para poder proporcionar resultados positivos, o talento humano precisa estar em um ambiente de trabalho favorável e com uma cultura democrática. Com o advento da tecnologia, as empresas estão exigindo de seus funcionários grande quantidade de horas trabalhadas, sem descanso devido e sem que os mesmos possam expressar seus desejos, vivendo num ambiente de trabalho nada agradável, e principalmente, sem programas de Qualidade de Vida no Trabalho.
Quando o ambiente de trabalho não e favorável para a execução das atividades