tcc o homem e os eu meio
O ser humano desde a criação já está em busca de crescimento e de melhorias do ambiente onde está inserido. Sempre buscou através dos meios existentes de cada época a sua melhora, sempre vivendo em conjunto com outros seres humanos, já que necessita viver em um meio social onde o possibilite agir, crescer e em alguns casos se destacar.
Desde a antiguidade o homem já criava conflitos, visando seu próprio crescimento, as guerras civis eram uma maneira de conquistar e escravizar povos para que esses trabalhassem para interesses de outros. Na Idade Média teve uma grande influência da Igreja afirmam que a Igreja era vista como o lugar do mundo terreno onde estava Deus. Como a base da sociedade era o teocentrismo, ou seja, Deus era o centro de todas as coisas, a Igreja influenciava de maneira muito forte o comportamento das pessoas no campo moral, nos relacionamentos interpessoais, na vida familiar e na forma de pensar e vestir.
Além do comportamento da população medieval ter sido extremamente controlado, também seu pensamento foi manipulado pelo poder dominante da época: o clero e a nobreza. Usando o nome de Deus, os poderosos obtinham muitos benefícios, e a população acreditava que, se contrariasse as ordens da Igreja, não teria a salvação da alma; portanto, não reagia.
Inicialmente, sempre que o homem desejava algo que estava em poder de outra pessoa, ele tinha duas opções para adquiri-lo: ou roubá-lo, ou adquiri-lo por meio de troca. O sistema de troca direta, também chamado escambo, apresentava um grave inconveniente: era difícil haver uma coincidência entre a vontade do comprador e a do vendedor.
O homem produz o seu ambiente, infelizmente para o seu próprio crescimento em alguns casos destrói o meio ambiente ao seu redor. O impacto ambiental é um desequilíbrio provocado pelo choque da relação do homem com o meio ambiente, surgiu quando o homem começou a evoluir em seu modo de vida.
No Brasil a melhoria do homem já veio acompanhado