Tcc turismo
Este trabalho representa um esforço de pesquisa de campo e bibliográfica com o intuito de divulgar a Vila de Nazaré,visando aumentar o número de visitas, localizada no Cabo de Santo Agostinho um atrativo turístico pouco conhecido.
A Vila de Nazaré possuiu um grandioso valor histórico e cultural, pois foi palco de grandes batalhas entre Holandeses e Espanhóis, considerada também o local de descobrimento não oficial do Brasil. A Vila ainda dispõe de seu traçado primitivo, monumentos históricos conservam as características da época do século XVII, ruínas e belezas naturais despertam o interesse constante nos olhares de quem visita.
2. PROBLEMATIZAÇÃO A Vila de Nazaré, localizada no município do Cabo de Santo Agostinho, litoral sul de Pernambuco, é uma comunidade que apresenta um importante conjunto de ruínas militares do início do período colonial, palco de batalhas entre holandeses, portugueses e índios caetés no século XVII, de acordo com históricos publicados pela Fundarpe no site de cultura do governo a Vila de Nazaré é considerada o lugar do descobrimento não-oficial do Brasil, onde o espanhol Vicente Pinzón desembarcou em janeiro de 1500 desembarcou. A vila mantém ainda seu traçado primitivo. A Igreja de Nazaré conserva as características da época do século XVII, ao lado da igreja, conservam-se as ruínas do antigo Convento Carmelita, consolidadas por trabalho do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Logo, próximo ao mar, encontra-se o forte Castelo do Mar, de grande beleza, e por trás, numa cota mais elevada, as ruínas do seu quartel, de onde se descortina uma excepcional vista do mar. Mais próximo a Gaibú as ruínas do forte São Francisco Xavier, e de monte existem as baterias militares que se confundem com as pedras do lugar. Destacam-se na paisagem as ruínas de uma construção em dois pavimentos, é a antiga casa do faroleiro que as proximidades estava localizado o antigo farol,