tcc tecnico segurança do trabalho
Normas de segurança para operação de elevadores, guindastes, transportadores industriais e máquinas transportadoras, que estabelece requisitos de segurança a serem observados em ambiente de trabalho ,a fim de evitar acidentes tanto manual, quanto mecânicos.De acordo com a norma os poços de elevadores e monte-cargas devem ser cercados em toda sua altura, equipamentos utilizados na movimentação de materiais devem ser construídos de maneira que ofereçam resistência e que estejam conservados em boas condições. É necessária apresentação da carga máxima permitida, exposta visivelmente e sinal de aviso sonoro(buzina). É necessária uma inspeção permanente para a detecção de partes defeituosas e se encontradas serem substituídas imediatamente.
Para operar o trabalhador deve receber treinamento da empresa, usar um cartão com seus dados que tem validade de 1 ano , e só poderá ser substituído com um exame médico geral.
Nos locais fechados ou poucos ventilados, as máquinas transportadoras que emitam gases nocivos, devem ser controladas para evitar acúmulo. Será proibido o uso de máquinas transportadoras com motores de combustão interna, a menos que possuam dispositivos que neutralizem adequadamente os gases. No Transporte Manual de Sacos (atividade continua ou descontinua) ,na qual o peso da carga é suportado, integralmente, por um trabalhador, compreendendo também o levantamento e sua operação a distância deverá ter no máximo 60 metros de distância e, além disso,deve ser feito com uso de tração mecânica. Podem ser usadas pranchas, mas para isso elas devem ter largura de 50 centímetros e estarem apoiadas em um vão com no máximo 1 metro. Não se deve trabalhar em locais escorregadios e neste caso deverá haver cobertura de piso, sem aspereza e em bom estado de conservação.
Em cargas e descargas de caminhões deve haver um ajudante, em processos mecânicos