TCC Sustentabilidade na An lise Financeira
Sustentabilidade virou moda: todos falam, a mídia expõe, a população comenta, ouve –se até nos supermercados; no entanto, o que de fato é sustentabilidade?
Primeiramente trata-se de conceito sistêmico, ou seja: que correlaciona e integra, de forma organizada, aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade.
Para Araujo (2006), a sustentabilidade é a capacidade de auto manter-se.
Segundo (PHILIPPI, 2001 apud ARAÚJO et al, 2006 p. 66).
[...] Uma atividade sustentável qualquer é aquela que pode ser mantida por um longo período indeterminado de tempo, ou seja, para sempre, de forma a não se esgotar nunca, apesar dos imprevistos que podem vir a ocorrer durante este período.
Pode-se ampliar o conceito de sustentabilidade, em se tratando de uma sociedade sustentável, que não coloca em risco os recursos naturais como o ar, a água, o solo e a vida vegetal e animal dos quais a vida (da sociedade) depende.
Sabe-se que o mundo vem sofrendo muito com o impacto ambiental, principalmente por resíduos provenientes de descartes irresponsáveis de empresas; no entanto, é fato que esta realidade já vem sendo mudada e, com o passar do tempo, certamente mudará cada dia mais: atualmente, a sociedade exige e cobra tais atitudes.
Com o avanço tecnológico advindo pós Revolução Industrial e o crescente aumento da população, a atividade humana passou a causar mais impacto negativo ao meio ambiente e o que, durante muito tempo, foi visto como fonte inexaurível de recursos disponíveis para servir às necessidades do homem, agora passa a ser inquietação, porquanto os recursos são limitados.
Nos dias de hoje, muitas empresas já compreendem e adotaram a sustentabilidade como um projeto de qualidade.
ZAPE (2007; p. 9) afirma:
[...]Garantir a sustentabilidade não é uma tarefa fácil, principalmente porque esta não se esgota no montante de recursos financeiros acumulados, mas abrange a organização como um todo: pessoas, princípios, valores e missão, tarefa esta